O ano é 1985 e o hoverboard, um skate flutuante, é o sonho de consumo de qualquer criança ou adulto que tenha assistido ao filme “De Volta Para o Futuro”. O que parecia restrito à criatividade de Hollywood hoje foi transformado em realidade pelo casal Greg e Jill Henderson, da Arx Pax. A prancha, chamada de Hendo Hoverboard, usa um campo magnético para se manter a 2,5 cm do chão e tem deixado muita gente de boca aberta.

Sabe aquela brincadeira de que o gato sempre cai com as patas para baixo e o pão com a manteiga para baixo e que, portanto, se você amarrar um pão com manteiga nas costas do gato, ele iria flutuar? Pois é, a vida e as leis do magnetismo não são assim tão simples. É sabido que colocar dois ímãs com os mesmos pólos face a face não gera um campo magnético estável, embora a teoria afirme que eles tendem a se repelir. Assim, a Arx Pax estudou uma forma de aliar ímãs a materiais especiais, capazes de criar campos magnéticos potentes. A essa tecnologia dá-se o nome de Magnetic Field Architecture ou MFA, (“Arquitetura de Campo Magnético”, em português).

A MFA está sendo testada no skate flutuante e em algumas caixas chamadas Whiteboxes, que serão distribuídas para escolas, com o intuito de popularizar a tecnologia. No entanto, a ideia de andar por aí com um hoverboard ainda está um pouco longe de se tornar completamente viável. Além de funcionar apenas em uma pista revestida com metal especial, o skate flutuante é difícil de ser controlado e oferece poucos minutos de bateria. O conceito do hoverboard pode ser apenas um golpe de publicidade para popularizar a MFA: de acordo com algumas patentes da empresa, o real campo de uso da tecnologia está em meios de transporte como trens e na engenharia – o campo magnético poderia ser empregado na construção civil para evitar a destruição de estruturas em caso de terremotos.

O Hendo Hoverboard está sendo financiado pelo Kickstarter e já alcançou mais do que o dobro do valor inicial solicitado. As dez primeiras pessoas que contribuíram com US$ 10 mil para o projeto irão receber o skate no dia 21 de outubro de 2015, a data em que McFly, personagem principal do filme de ficção científica, chega ao futuro. Estratégia de marketing ou não, o fato é que o vídeo é real e bastante impressionante!

 

Deixe uma mensagem.